SERVIÇOS
Na Urbe CoLab nós combinamos metodologias participativas e data-driven para transformar comunidades em lugares mais inclusivos, sustentaveis e autogeridos. Fazendo com que projetos tenham melhor aceitação em comunidades.
Metodologia qualitativa
Capturam narrativas, percepções e vivências dos cidadãos por meio de entrevistas, observações participantes, intervenções etnográficas, entre outros. Esses pontos enriquecem o diagnóstico urbano, como também se tornam catalisadores para o planejamento de cidades mais resilientes, inclusivas e sintonizadas com as expectativas de seus habitantes.
Metodologia quantitativa
Desvendam os padrões da cidade — como a distribuição demográfica, os fluxos de mobilidade, o zoneamento urbano, entre outros — através de dados estatísticos ou mapeamentos georreferenciados. Essa abordagem é essencial para uma compreensão holística da malha urbana, fornecendo uma base de informações mensuráveis sobre a estrutura e o funcionamento da cidade.
Acompanhamento de projetos
O monitoramento contínuo não apenas assegura a execução do planejado, mas também permite ajustes ao longo do processo. Ao criar um ciclo de feedback, essa abordagem otimiza recursos, maximiza impactos positivos e fomenta o engajamento comunitário, transformando cidadãos em coautores ativos do desenvolvimento urbano. Isso permite um desenvolvimento mais justo e equitativo.
Capacitação de equipes
Esse processo ajuda a garantir que todos os membros da equipe tenham uma compreensão comum dos métodos e das ferramentas necessárias para explorar as dinâmicas da cidade, o que facilita a execução de pesquisas. Além disso, o treinamento aprimora a capacidade de adaptar as abordagens de pesquisa a contextos específicos, melhorando a sua aplicação no desenvolvimento urbano.
Workshops
Promovem a troca de conhecimentos entre profissionais, permitindo que todos discutam ideias e soluções para os desafios urbanos de forma colaborativa. Esses encontros estimulam diferentes perspectivas, oferecendo um espaço para a cocriação de propostas que atendam às necessidades locais. Além disso, ao reunir pessoas de diferentes contextos, incentiva-se a inovação e redes de colaboração.